Naturalmente…”Ser EU”

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Lavoisier.

Não esquecendo o Homem como parte integrante da Natureza, ele é como ela. Porém a natureza do Homem não é regida por leis como as de Lavoisier. A Natureza do Homem está lá é certo, no entanto não o incapacita de ser ele próprio. Não o incapacita de se criar e de se deixar criar, e evidentemente, de se perder ou de se deixar perder. Esta última frase é a dita transformação da citação acima referida. Quero com isto dizer, que apesar de o Homem ser a Natureza, ele também tem a sua própria natureza.

O Homem é o Ser mais “rico” que alguma vez existiu, e até se provar o contrário, há-de existir. Ele tem a capacidade de se auto-transformar naquilo que quer, conforme as situações. Apesar de ser uma característica proveitosa e utilitária, não pode deixar de ser criticada, quando mal utilizada. Por vezes, “Deus dá as nozes a quem não tem dentes” (para quem acredite em Deus claro), e põe à disposição certas capacidades, a quem as não sabe usar da melhor maneira e sem prejudicar terceiros.

Qualquer Homem tem direito a errar, é a sua Natureza, Não é preciso transformar-se para tentar deixar de errar, não estaria a ser autêntico. O que se lhe pede é muito simples e objectivo: que nunca mude para nada do que aquilo que não seja!. Cada um deve ser simplesmente aquilo que é, respeitar a Natureza Humana, respeitar-se a si próprio e fundamentalmente respeitar os outros.

Penso, que se cada um de nós seguir este “conselho”, se deixará de cometer tantas injustiças, e tudo parecerá mais claro.

Ser ou não ser, eis a questão…

Resposta: SER! (orgulho de se poder dizer: “este sou EU”)

Uma resposta to “Naturalmente…”Ser EU””

  1. Joana Pires Says:

    Isso é que é uma grande verdade… O problema é que a maioria das pessoas nao pode dizer “este sou eu”, porque já modificaram a sua maneira de ser tantas vezes, em função de outros que acabam por se perder na sua própria natureza, como tu dizes!
    Acredito que se torna um pouco impossivel nao se modificar a si proprio ao longo do tempo, surgem novas pessoas, novas situações que nos modificam mesmo sem nos apercebermos, mas a realidade é mesmo que apesar de tudo devemos continuar a ser autênticos, quanto mais nos tentamos enquadrar nas pessoas que nos rodeiam, mas desenquadrados parecemos estar, temos que pensar, que se essas pessoas gostam verdadeiramente de nos, continuaram a gostar de qualquer maneira, por isso, o facto de mudarmos para nos enquadrarmos mais a elas, por norma, só vem complicar as coisas… A melhor maneira é sermos nós próprios, porque se o deixarmos de ser, é como se simplesmente deixassemos de EXISTIR…
    P.S. Continua assim… lol…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: