Uma questão digna!

Considerado um Ser  sempre inacabado e único, o Homem poder-se-á dizer que é o fruto da componente hereditária e das influências que sofre ao longo dos anos de contacto com determinada cultura ou modo de vida, ou da simples vivência em sociedade, seja ela de que quadrante for. Por isso mesmo, tende a criar hábitos, ideias, pensamentos, ou formas de agir completamente diferentes dos outros da mesma espécie.

Assim sendo, o Ser Humano é dito diferente, simplesmente não existem dois iguais. Por isso, importa ressalvar a consciência, ora também ela diferente, daquilo que se entende, neste caso, por dignidade. O que para mim é digno, para outra pessoa pode não o ser. E felizmente que o assim é. É esta singularidade que nos torna na “raça” tão evoluída que somos, apesar de às vezes não o parecermos. A singularidade de opiniões não implica, todavia, que se chegue a um consenso. Aliás, deve ser esse um dos nossos objectivos, para o qual a nossa ímpar racionalidade deve apontar.

Neste prisma, é óbvio que o conceito de dignidade varia de pessoa para pessoa. Secalhar, para o povo iraniano é digno construir a bomba atómica, o que para o povo ocidental é totalmente reprovável. Dei o exemplo de um conjunto de Homens, de uma comunidade, mas, se transportar esta ideia para um exemplo que atinga um único indivíduo, a disparidade de opiniões inflaciona-se de forma galopante. Portanto, a dignidade é algo do próprio indíviduo, é algo que cada um de nós deve conceituar para si mesmo como sendo o caminho para a sua vida, mesmo sendo contrário daquilo que outros nos apontam.

Importante nesta questão, a meu ver, é saber reconhecer que existe “o outro”, e que o nosso conceito de dignidade, não pode nunca, desrespeitar ou  invadir o conceito de dignidade do nosso semelhante. Só assim, será possível viver em sociedades vistas, não como conjuntos de ínfimas minorias, mas sim como o resultado da união dessas minorias, posteriormente transformadas em maiorias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: